Diferença entre Psicólogo e Psiquiatra

A Psicologia é a ciência que trata da existência humana. é a ciência que se preocupa com o homem e suas peculiaridades, relacionadas ao sentimento, pensamento, dores, aflições, problemas emocionais ou psíquicos, relacionados ao corpo e à alma.

é uma ciência relacionada com o ser humano e seu “estar no mundo”, com o existir. O Psicólogo deve ser legalmente formado em Psicologia, registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). é um profissional capaz de auxiliar aos indivíduos na busca pela realização construtiva de suas infinitas possibilidades.

Durante o tratamento o Psicólogo não utiliza medicamentos, mas diversos recursos psicológicos que irão proporcionar condições para que o paciente possa ir ao encontro de suas potencialidades, tornando-o autônomo e apto para lidar com dificuldades inerentes à sua existência.

O Psicólogo é um profissional aberto para receber a todos, independentemente das dificuldades que esteja passando e das circunstâncias que se encontre, de sua condição social, sexo, religião, cor, gênero ou outras condições.

Diferente da Psicologia, no âmbito acadêmico-científico, a Psiquiatria é uma especialidade e extensão da Medicina praticada. Assim, o Psiquiatra é um profissional formado em Medicina que utiliza medicamentos com o intuito de eliminar os sintomas apresentados pelo paciente, em virtude de razões adversas, causadoras de distúrbios psíquicos ou não, incluindo comportamentais ou orgânicos.

Tanto a Psiquiatria como a Psicologia são ciências muito diferentes em algum ponto, mas individualmente se unem e cada uma tem suas particularidades. Em algumas situações o Psicólogo e o Psiquiatra trabalham em conjunto frente a uma causa, contribuem segundo sua especialidade.