Co-Dependência e Co-Dependência Emocional

Co-dependência: “condição emocional, psicológica ou comportamental, desenvolvida a partir da exposição prolongada de um indivíduo – e da prática de um conjunto de regras opressivas que evitam a manifestação aberta de sentimentos ou a discussão direta de problemas pessoais e interpessoais”.

Co-dependência é um tipo de: “comportamento apreendido e derrotista ou com defeitos de caráter que resultam em reduzida capacidade em iniciar ou partilhar de relacionamentos de afeto”. Embora a definição de co-dependente ainda possa apresentar certo embaraço para muitos, “co-dependente é uma pessoa que tem deixado o comportamento de outra afetá-la, está obcecada em controlar o comportamento dessa outra pessoa”. Esse outro pode ser uma criança ou um adulto. (amante, cônjuge, irmão(ã), tio(a), avô(ó), pai, mãe, amigo(a), colega de trabalho ou da escola)

Alguns especialistas dizem que co-dependência não é exatamente uma doença, uma doença crônica ou ainda uma doença progressiva, mas sugerem que pessoas co-dependentes necessitam de pessoas doentes em volta deles, assim, ficam mais felizes, de uma forma não saudável. Os co-dependentes precisam menos crueldade em suas vidas, desenvolvem uma idéia que sempre são vítimas de outras pessoas. No entanto, é importante que reconheçam que cada indivíduo é responsável no papel de sua própria transformação.