Dor e Depressão em Cancer

O câncer que também é conhecido como neoplasia maligna é uma doença que ataca crianças e adultos, ocorre quando determinado grupo de células do corpo se divide descontroladamente e invade tecidos adjacentes ou distantes. é causado por mutações no DNA, hereditárias ou não, frequentemente adquiridas ao longo da vida, resultando em problemas sérios à saúde humana, quando não, conduz o indivíduo ao óbito.
Entre os sintomas mais comuns da depressão está o humor abatido, insônia e fadiga, com maior incidência para mulheres. Com frequência, a depressão coexiste concomitantemente com outras síndromes e sintomas que provocam desordens e ansiedade, gerando estresse pós-traumático, tormento, distúrbios do pânico, desordens de ansiedade generalizada e profunda dor à vítima acometida.

O câncer é uma doença grave, com “difícil cura”, embora atualmente a medicina e suas especialidades tenham avançado muito nesse campo, ainda assim, envolve altos custos para o tratamento, gerando insondáveis problemas psicológicos e emocionais ao acometido pela doença. O progresso em relação ao desenvolvimento de tratamentos para detectar, tratar, combater ou curar o câncer tem sido espetacular nas últimas quatro décadas.

Sintomas depressivos, normalmente, são relatados por pacientes com câncer e a prevalência de depressão e ansiedade pode variar segundo a população estudada e os métodos de abordagem. Aproximadamente 50% dos pacientes com câncer apresentam distúrbios/desordens psiquiátricas. Em geral, a ansiedade acontece logo nos primeiros estágios de desenvolvimento da doença.

A depressão é uma desordem psiquiátrica e encontra-se entre as que mais recebem atenção em pessoas com câncer, os sintomas variam desde tristeza até desordens afetivas maiores, em virtude da mudança de humor e do recebimento de tratamento direcionado, momento em que o paciente é confrontado com repetidas ameaças à vida, conduzindo à fadiga, por estar vivenciando algum tipo de dor permanente.

As síndromes psiquiátricas são diagnosticadas e tratadas de forma muito eficaz na atualidade, tornando possível minimizar os sintomas depressivos em pacientes com câncer, melhorando significativamente a qualidade de vida.

Outros fatores podem contribuir para o agravamento do problema, como estresse econômico, remanejamento de pessoas da família na qualidade de cuidador, nem sempre é fácil em estágios mais avançados, como no banho e nos cuidados de higiene e limpeza diária, pode ocorrer à continuidade aos sintomas depressivos bilateralmente, requerendo tratamento de equipe multiprofissional aos envolvidos.